Revista Manutenção

empresa de abastecimento

Importância da manutenção numa empresa de abastecimento de águas públicas (1ª parte)

O presente artigo pretende demonstrar a influência do setor e a atividade de manutenção numa empresa…

O presente artigo pretende demonstrar a influência do setor e a atividade de manutenção numa empresa que dedica a sua atividade ao tratamento e abastecimento de águas públicas, por forma a que esta consiga atingir os seus objetivos e, em particular, aquele que fundamenta a sua existência, ou seja, garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade à população. Desta forma, através da análise ao setor de manutenção da empresa em foco, pretende-se demonstrar a importância da implementação e execução de práticas de manutenção adequadas, para promover as sinergias organizativas, a sustentabilidade empresarial e o sucesso na execução do plano de investimento atualmente em vigor para este setor de atividade.

Introdução

Nas últimas décadas, muitos investigadores têm-se debruçado sobre a área de manutenção com vista a garantir a segurança e confiabilidade dos equipamentos e instalações, tentando diminuir a frequência e gravidade das avarias, bem como, os próprios custos inerentes à manutenção [1]. Face à crise económica global verifica-se uma crescente necessidade por parte das empresas em adotarem métodos e políticas adequadas de manutenção que lhes permitam eliminar custos indesejáveis no setor produtivo, e desta forma, tornarem-se mais competitivas com a necessária redução de custos de processo. Contudo, cerca de um terço total dos custos de manutenção têm sido desperdiçados devido à forma inadequada, e em alguns casos desnecessária, como a atividade da manutenção tem sido planeada e executada [1].

João F. Calais, João C. O. Matias, João P. S. Catalão
Universidade da Beira Interior – Departamento de Engenharia Eletromecânica

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº121/122. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados