Apresenta-se neste artigo um estudo teórico-prático relativo à Gestão de Ativos Físicos, ou seja uma análise e cálculo dos custos associados à fiabilidade dos equipamentos em manutenção industrial, exemplificando-se a metodologia desenvolvida através de uma formulação numérica. Previamente, e para melhor compreensão, expõem-se os conceitos normalizados de fiabilidade, falha e avaria, assim como o modo de determinação da fiabilidade global de sistemas ligados estruturalmente em série e em paralelo.
Conceitos e Definições de Fiabilidade, Falha e Avaria
De acordo com a normalização em vigor [1], define-se fiabilidade como sendo a “aptidão de um bem para cumprir uma função requerida sob determinadas condições, durante um dado intervalo de tempo”. Ainda de acordo com [1], o termo “fiabilidade” também é utilizado como uma medida de desempenho da fiabilidade e poderá igualmente ser definida como uma probabilidade. Por conseguinte, a fiabilidade representa assim a probabilidade de um bem funcionar satisfatoriamente, isto é, de cumprir a função para a qual foi dimensionado, durante um certo intervalo de tempo, sob condições previamente especificadas. Em sentido amplo, o conceito de “fiabilidade” de um bem encontra-se associado à sua “operação bem sucedida”, ou seja, a uma “ausência de avarias”, ou, ainda, à sua “disponibilidade”. Segundo [1], define-se “bem” como sendo “qualquer elemento, componente, aparelho, subsistema, unidade funcional, equipamento ou sistema que pode ser considerado individualmente”. Como tal, interessa especificar clara e concisamente o seguinte conjunto de itens [2]:
- Componente
- Peça simples. Exemplo: semicondutores, escovas de carvão, rolamentos, ventiladores.
- Órgão
- Conjunto de vários componentes que, associados, constituem um dispositivo de complexidade média. Exemplo: conversor eletrónico de potência, motor elétrico, disjuntor, caixa redutora de transmissão do movimento.
- Equipamento
- Associação de vários órgãos de forma a constituírem um conjunto complexo. Exemplo: um acionamento elétrico (transformador, conversor eletrónico de potência, eletrónica de regulação e controlo, motor elétrico).
- Sistema
- Associação de vários equipamentos formando um conjunto complexo. Exemplo: um automóvel elétrico, uma locomotiva.
C. Pereira Cabrita, CISE – Electromechatronic Systems Research Centre, Universidade da Beira Interior
J. Carlos Matias, Universidade de Aveiro
Professores Catedráticos
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