Revista Manutenção

Gestão da confiabilidade

Gestão da confiabilidade humana na manutenção alinhando a NBR-ISO 55001 (2.ª Parte)

Em 2010 uma multinacional americana, situada em São José dos Campos,
São Paulo, que atua no segmento…

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico apresentando uma proposta de metodologia para cálculos de confiabilidade humana, com base na Norma de Gestão de Ativos e do comportamento humano – de uma forma geral, as regras exigem alto desempenho dos funcionários que atuam diretamente nos ativos, principalmente os críticos para desempenho geral do negócio. O resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na Norma para apresentação de artigo científico, a NBR ISO 55001 (da ABNT, 2014).

Proposta de criação de um subsistema monitorado para gestão de ativos

Em 2010 uma multinacional americana, situada em São José dos Campos, São Paulo, que atua no segmento de saúde e cosméticos, estava a sofrer com índices baixos nos seus indicadores de manutenção no departamento de utilidades que fornece insumos de Vapor, Eletricidade, ETA, ETE e HVAC industrial e de conforto. Os técnicos de todos os insumos estavam desmotivados e desunidos, causando quebras e custos elevados nos seus processos, bem como comprometendo a disponibilidade das linhas de produção por falta dos insumos.

Jefferson Fujarra de Souza
Universidade Camilo Castelo Branco

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº137. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados