confiabilidade humana

Gestão da confiabilidade humana na manutenção alinhando a NBR-ISO 55001 (1.ª Parte)

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico apresentando…

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico apresentando uma proposta de metodologia para cálculos de confiabilidade humana, com base na Norma de Gestão de Ativos e do comportamento humano – de uma forma geral, as regras exigem alto desempenho dos funcionários que atuam diretamente nos ativos, principalmente os críticos para desempenho geral do negócio. O resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na Norma para apresentação de artigo científico, a NBR ISO 55001 (da ABNT, 2014).

Introdução

As orientações aqui apresentadas têm como base a Norma NBR ISO 55001:2014. Esta Norma apresenta os elementos que constituem os requisitos para um sistema de Gestão de Ativos dentro de um contexto organizacional. A Norma especifica os requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão para Gestão de Ativos, referenciado como um “Sistema de Gestão de Ativos para Gestão de Ativos”.

ABNT NBR ISO 55002. Esta Norma fornece diretrizes para a aplicação de um sistema de gestão para Gestão de Ativos, referenciado como “Sistema de Gestão de Ativos”, de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO 55001.

Este artigo está relacionado entre pessoas (Ativo Humano) e desempenho dos ativos (capabilidade), voltado para um resultado ótimo. Dentro da Norma e dos requisitos, entraremos mais especificamente no item 7.0 – APOIO. E dentre os subtópicos iremos tratar do item 7.2, conforme recomendado na Gestão de Ativos, mais no detalhe na Norma ISO 55001, onde se determina a competência necessária da(s) pessoa(s) que realiza(m) trabalho sob seu controlo, que afeta(m) o desempenho dos seus ativos, o desempenho da Gestão de Ativos e o desempenho do sistema de Gestão de Ativos. Este estudo é importante para identificar e aprimorar as melhores práticas para cálculos de indicadores de confiabilidade humana na gestão de competências para as pessoas que atuam diretamente nos ativos, onde o foco central é o controlo dos custos, dos riscos e a máxima disponibilidade os ativos com desempenho ótimo.

Jefferson Fujarra de Souza
Universidade Camilo Castelo Branco

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº136. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    Translate »