Revista Manutenção

cartas

Contribuição para o entendimento da elaboração das cartas de desempenho das filosofias de gestão seis sigma (parte 1)

Nos dois últimos trabalhos por nós publicados nesta revista de referência, relativos às bases probabilísticas e estatísticas da Six Sigma…

Nos dois últimos trabalhos por nós publicados nesta revista de referência, relativos às bases probabilísticas e estatísticas da Six Sigma, assim como sobre a Six Sigma Business Scorecard e a Six Sigma Maintenance, descrevem-se as respectivas metodologias de obtenção das cartas de desempenho Seis Sigma (Six Sigma Scorecards), com a finalidade de se avaliar o desempenho das actividades de negócios e de manutenção com base nos níveis sigma, de forma a permitir uma análise realista dos indicadores de desempenho e a definir e encetar os respectivos processos de melhoria contínua. Como complemento a esses trabalhos, e com o objectivo de melhor esclarecer as dúvidas que têm surgido relativamente à elaboração daquelas cartas de desempenho, apresenta-se, de uma forma bastante mais desenvolvida e recorrendo-se a exemplos práticos, as metodologias que devem ser seguidas nessa elaboração das Scorecards. Nesta 1.ª Parte referimo-nos exclusivamente à Six Sigma Business Scorecard.

C. Pereira Cabrita
Departamento de Engenharia Electromecânica
Faculdade de Engenharia
Universidade da Beira Interior (UBI)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº104. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »