Este artigo apresenta um modelo holístico de diagnóstico do estado da manutenção numa empresa, nas vertentes da organização base, das políticas transversais, bem como das vertentes da gestão.
O diagnóstico do estado da manutenção permite fazer a análise deste setor da empresa, salientando os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e os aspetos de melhoria a implementar no futuro.
O modelo desenvolvido permite fazer a sua generalização a qualquer organização, e a qualquer tipo de negócio, o que reforça a sua pertinência e relevância, tendo sido concebido para apoiar os profissionais e gestores com o objetivo de auditar os departamentos de manutenção das suas organizações e, consequentemente, poderem adotar os procedimentos conducentes a ações de melhoria, incluindo a implementação de técnicas inovadoras e novos modelos de gestão.
Este modelo foi validado predominantemente em empresas nacionais de transporte urbano, tendo sido analisados os seus resultados com os respetivos gestores da manutenção.
Introdução
Na economia globalizada atual, a sobrevivência das empresas ou, de forma mais gferal, das organizações, depende da sua capacidade de inovação. Para este fim, estas vêm procurando incessantemente novas ferramentas que possam contribuir para a sua melhoria contínua.
Contudo, para chegar a este ponto é importante fazer um breve retrospetiva da atividade manutenção. De facto, à medida que se revê a história da manutenção é interessante constatar que até aos anos 70, e desde a era industrial, a função manutenção tinha evoluído muito pouco, pois não existiam estratégias de melhoria contínua.
Hugo D. N. Raposo, J.Torres Farinha
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº118/119. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Análise e diagnóstico na manutenção” da edição 120 da revista “Manutenção”;
- Artigo “Sistema de diagnóstico para caldeiras e fornalhas – 2.ª Parte” da edição 113 da revista “Manutenção”;
- Artigo “Sistema de diagnóstico para caldeiras e fornalhas Utilizando CFD e redes neuronais – 1.ª Parte” da edição 112 da revista “Manutenção”;
- Artigo “Diagnóstico do estado da manutenção – uma abordagem holística – 2.ª parte” da edição 120 da revista “Manutenção”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Método de implementação de um Sistema de Gestão de Manutenção e metodologia para manutenção eficiente em máquinas pesadas
-
Modelos Econométricos para Análise do Ciclo de Vida de Ativos Físicos – 2ª Parte
-
Sistema de Suporte à Implementação da ISO 55001 – 1.ª Parte
-
Modelos Econométricos para Análise do Ciclo de Vida de Ativos Físicos – 1ª Parte
-
Determinação do Factor de Restauro