Revista Manutenção

gestão da manutenção

Desafios na implantação da gestão da manutenção

A gestão da manutenção é, atualmente, um elemento presente num grande número de organizações…

A gestão da manutenção é, atualmente, um elemento presente num grande número de organizações. A busca da qualificação se tornou obrigatória, principalmente num cenário de mercados abertos e competitivos. Sua implantação, no entanto, não raras vezes, acaba frustrada, quando tempo e dinheiro são desperdiçados nesses projetos de melhoria. A maioria das empresas não possui um setor de manutenção estruturada o que leva a implantação da gestão mais difícil, pois sem dados anteriores a resposta às expetativas do cliente interno é mais demorada, ocasionando maiores gastos com implantação e a demora no resultado esperado. Este artigo analisa os desafios na implantação da gestão da manutenção. Neste trabalho será apresentada a importância e os desafios da gestão da manutenção, bem como alguns procedimentos usados para a implantação e controle da mesma, e as falhas que podemos identificar, satisfatórios para a empresa que desejam permanecer presentes no mercado cada vez mais competitivo, pois como se pode ver neste trabalho a gestão da manutenção é uma ferramenta muito eficaz na manutenção da operação das empresas. Assim, este artigo se propõe a buscar elementos indicativos de como a gestão da manutenção está diretamente ligada a todos os setores das empresas e não somente na produção onde há alguns desafios no processo de implantação do Sistema de Gestão da manutenção.

Introdução

O presente artigo trata -se de uma revisão bibliográfica sobre o tema Gestão da Manutenção focando os desafios encontrados em sua implementação.
Apresenta‑se apenas um enfoque sobre o tema proposto. Aborda uma revisão de literatura, onde foi efetuada revisão bibliográfica através de pesquisa em livros; revistas técnicas; artigos; normas e resoluções; endereços eletrónicos da Internet como “Google” utilizando o enfoque “Gestão da Manutenção” bem como todos os subtópicos apresentados neste artigo. A partir deste enfoque, considera‑se que a interpretação dos dados torna possível a obtenção de subsídios adequados para o planejamento e ações futuras.

Flávio Antunes Ferreira, Especialista em Engenharia da Manutenção
Robersom Polimeni Goes, Mestre em Engenharia Mecânica

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº126/127. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados:

Translate »