graficos

Visão geral sobre selecção, controlo e manutenção de motores de indução trifásicos – 2ª parte

Actualmente, a manutenção tem sido desenvolvida fundamentalmente para garantir a máxima disponibilidade…

Manutenção de motores de indução Trifásicos

Actualmente, a manutenção tem sido desenvolvida fundamentalmente para garantir a máxima disponibilidade, rendimento e segurança dos processos produtivos, preservar os equipamentos, e melhorar a qualidade da produção. De uma forma geral, quando o investimento adicional em manutenção de um sistema/processo é igual ou inferior à consequente redução do seu custo de exploração, ao longo do seu ciclo de vida, torna-se, obviamente, uma boa opção do ponto de vista económico.

Os fabricantes de motores habitualmente fornecem um conjunto de recomendações relativas à conservação e manutenção adequada dos diferentes tipos de motores que fabricam, devendo as mesmas, na medida do possível, ser cumpridas. A manutenção dos motores eléctricos é um tema bastante vasto e abrangente. De facto, até um motor parado em armazém deve estar sujeito a um plano de manutenção adequado (Figuras 31 e 32). Devido à vastidão deste tópico, serão aqui abordados apenas os aspectos mais relevantes relativos aos planos de manutenção, numa perspectiva mais geral, sendo ainda abordado o uso e eficácia de algumas técnicas de diagnóstico de avarias habitualmente usadas em planos de manutenção preditiva, aplicáveis com os motores eléctricos em serviço. Um plano de manutenção adequado de um motor eléctrico consiste habitualmente na conjugação de uma componente de manutenção periódica com uma componente de manutenção preditiva.

(Continuação do artigo da última edição)

Fernando J. T. E. Ferreira
Dep. Eng. Electrotécnica, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra, Portugal
Dep. Eng. Electrotécnica e de Computadores, Universidade de Coimbra, Portugal
Sérgio M. A. Cruz
Instituto de Sistemas e Robótica, Universidade de Coimbra, Portugal
Instituto de Telecomunicações, Portugal

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº105. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados