Motores Eléctricos de Indução

Controlo de Condição de Motores Eléctricos de Indução Trifásicos (Parte 3)

A análise de corrente eléctrica do motor em teste foi efectuada tendo em conta a carga, a frequência…

Os motores eléctricos e sobretudo os motores eléctricos de indução trifásicos fazem hoje parte integrante, do accionamento da maioria das cadeias cinemáticas existentes na indústria. O objectivo deste trabalho é estudar os defeitos que ocorrem nestes equipamentos e sobretudo estabelecer uma metodologia que permita saber quais das técnicas de diagnóstico – análise de vibrações e/ou análise de corrente eléctrica – serão as mais eficazes ou as mais sensíveis na detecção desses defeitos, facilitando o processo da análise dos dados e respectivo diagnóstico.

Análise de Corrente Eléctrica (MCA ou MSCA)

Motor sem defeito

A análise de corrente eléctrica do motor em teste foi efectuada tendo em conta a carga, a frequência da rede de alimentação e naturalmente em função do defeito no rotor (motor sem qualquer defeito, motor com duas barras partidas e com quatro barras partidas).

Nas Figuras seguintes (Figura 14 e 15) encontra-se o quadro resumo e o espectro da corrente do motor, em carga e sem qualquer defeito no rotor. Os valores correspondentes ao motor em vazio não acrescentam qualquer informação adicional e relevante, razão pela qual não são apresentados neste trabalho.

António A. Roque, DatAnálise, Serviços e Técnicas de Manutenção, Lda, Oeiras, Portugal
J.M.F. Calado, IDMEC/ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Departamento de Engenharia Mecânica, Lisboa, Portugal
José M. Ruiz, DatAnálise España, SL, Madrid, España

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº110/111. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »