Motores Eléctricos de Indução

Controlo de Condição de Motores Eléctricos de Indução Trifásicos (Parte 2)

No sentido de simular os vários defeitos que podem ocorrer num motor eléctrico de indução trifásico…

Os motores eléctricos e sobretudo os motores eléctricos de indução trifásicos fazem hoje parte integrante, do accionamento da maioria das cadeias cinemáticas existentes na indústria. O objectivo deste trabalho é estudar os defeitos que ocorrem nestes equipamentos e sobretudo estabelecer uma metodologia que permita saber quais das técnicas de diagnóstico – análise de vibrações e/ou análise de corrente eléctrica – serão as mais eficazes ou as mais sensíveis na detecção desses defeitos, facilitando o processo da análise dos dados e respectivo diagnóstico.

Análise Experimental – barras partidas

No sentido de simular os vários defeitos que podem ocorrer num motor eléctrico de indução trifásico foi instalado um sistema de medida e análise associado a um modelo didáctico constituído basicamente por um motor onde será introduzido o defeito – neste caso barras partidas.

A. Modelo didáctico utilizado

Foi construído um modelo didáctico constituído por um motor onde serão introduzidos os defeitos em estudo – neste caso barras partidas – acoplado directamente a uma unidade de variação de carga electrónica. Na Figura 5 pode-se observar o modelo alvo deste estudo.

António A. Roque, DatAnálise, Serviços e Técnicas de Manutenção, Lda, Oeiras, Portugal
J.M.F. Calado, IDMEC/ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Departamento de Engenharia Mecânica, Lisboa, Portugal
José M. Ruiz, DatAnálise España, SL, Madrid, España

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº109. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »