normas na manutenção

Conceitos e definições de falha e avaria nas Normas Portuguesas de Manutenção NP EN 13306:2007 e NP EN 15341:2009 – 2.ª Parte

Com base no exposto anteriormente constata-se haver situações bastante equívocas no que diz respeito…

Neste trabalho, os autores salientam a importância da existência das normas na manutenção industrial.

No tempo presente, onde a globalização crescente em todos os setores de atividade é uma realidade indiscutível, a competitividade é um fator primordial na sobrevivência das empresas, obrigando a padrões de qualidade até então nunca vistos. Por outro lado, para se conseguir assegurar esses elevados padrões, aumentando simultaneamente a eficiência, a disponibilidade e a fiabilidade não só da maquinaria envolvida nos processos de fabrico mas também dos equipamentos produzidos, a “função manutenção”, associada à componente qualidade, representa uma área estratégica fundamental, com um peso elevadíssimo nos índices de produtividade e na implantação, consolidação e prestígio das organizações. Como tal, o conhecimento e o cabal cumprimento da normalização existente, tanto no plano nacional como internacional, é essencial para que aqueles objetivos sejam cumpridos e se consiga utilizar a mesma linguagem de uma forma supra‑nacional, com práticas verdadeiramente lean.

Neste trabalho, os autores salientam a importância da existência da normalização em manutenção industrial, e qual o papel que as instituições de ensino superior deverão desempenhar no seu ensino e divulgação. Adicionalmente, expõem os conceitos e definições de falha e avaria, propondo algumas melhorias e correções nas Normas Portuguesas NP EN 13306:2007 e NP EN 15341:2009 com vista à sua otimização e uniformização.

Definições e Conceitos de Falha e Avaria na Norma NP EN 13306:2007

Com base no exposto anteriormente constata-se haver situações bastante equívocas no que diz respeito às definições Manutenção 129, 2.º Trimestre de 2016 continuação do artigo publicado na edição125 da revista “Manutenção”. e conceitos de falha e avaria nesta Norma nacional, onde se traduziu failure para avaria e acontecimento, e fault para estado, propondo-se assim a revisão destes termos nas Tabelas 1 e 2 [2].

C. Pereira Cabrita, A. J. Marques Cardoso
Professores Catedráticos, Membros Conselheiros e Especialistas em Manutenção Industrial pela Ordem dos Engenheiros
CISE – Electromechatronic Systems Research Centre
Universidade da Beira Interior

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº129. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados