Caderno de Encargos, um documento estratégico para o LCC

Atualmente, a maior parte das empresas procura otimizar as suas operações e minimizar os riscos…

Rui Pedro, José Torres Farinha, Hugo Raposo

Resumo

Atualmente, a maior parte das empresas procura otimizar as suas operações e minimizar os riscos do negócio. Os Ativos Físicos são um dos seus fatores estratégicos, pelo que uma adequada aquisição e acompanhamento do seu ciclo de vida são aspetos determinantes na competitividade daquelas. O Caderno de Encargos (CE) é o elemento basilar onde começa o processo de vida de um ativo, pelo que a sua correta elaboração é o elemento diferenciador para um ciclo de vida económico (LCC – Life Cycle Cost) otimizado. O processo inicia‑se com o estudo prévio referente à aquisição, através do uso de modelos econométricos que permitam simular ciclos de vida económicos, a que se segue, de forma complementar, a análise dos custos de manutenção e funcionamento e a identificação do LCC mais económico para a disponibilidade pretendida. Os aspetos precedentes terão que ter reflexo no Caderno de Encargos para que, quer o transmitente, quer o adquirente trabalhem num suporte informativo comum visando os objetivos pretendidos. Adicionalmente aos aspetos anteriores, importa verter nos CE aspetos atinentes às Normas nacionais e internacionais aplicáveis, bem como aos diplomas legais que estão subjacentes a este tipo de aquisições e, em particular, no caso da Administração Pública.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº128. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Download – Última edição

    manutenção145

        Selecione as sua(s) área(s) de interesse

        Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      (Irá receber um email com o link de download.)