Uma linha de produção consiste num conjunto de Postos de Trabalho (PT) cuja posição é fixa e cuja sequência é ditada pela lógica das sucessivas operações a realizar e descritas na gama operatória. Recorde-se que um PT pode ser constituído por um único Operador ou por vários Operadores realizando operações manuais eventualmente assistidas por ferramentas ou pequenos equipamentos.
O balanceamento de uma linha de produção consiste em distribuir a carga das várias operações o mais uniformemente possível pelos vários PT´s.
Quando se inicia a fabricação de um novo produto, a Engenharia de Processo começa por estudar todas as operações necessárias executar, estima a sua duração e, tendo em conta as relações de precedência entre todas as operações, procede ao chamado balanceamento da linha que se vai constituir para fabricar aquele produto.
Rui Assis
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº132. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Linhas de Produção e a sua Manutenção” da edição 135 da revista “Manutenção”;
- Artigo “Introdução aos sistemas de produção (2.ª Parte)” da edição 126/127 da revista “Manutenção”;
- Dossier “A linha de produção industrial” da edição 124 da revista “Manutenção”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Método de implementação de um Sistema de Gestão de Manutenção e metodologia para manutenção eficiente em máquinas pesadas
-
Modelos Econométricos para Análise do Ciclo de Vida de Ativos Físicos – 2ª Parte
-
Sistema de Suporte à Implementação da ISO 55001 – 1.ª Parte
-
Modelos Econométricos para Análise do Ciclo de Vida de Ativos Físicos – 1ª Parte
-
Determinação do Factor de Restauro