O presente artigo apresenta um estudo referente a óleos dos motores de autocarros urbanos, no qual se faz o acompanhamento da evolução da sua degradação, com o objectivo de avaliar o potencial impacto de uma política de manutenção condicionada em empresas gestoras de frotas de autocarros urbanos.
Através das análises obtidas aos lubrificantes em serviço, podem colher-se informações preciosas sobre as condições de funcionamento dos motores, as quais são indispensáveis para a otimização do seu funcionamento. Com base nessas informações pode avaliar-se o estado da condição dos motores, determinar o momento mais adequado para a sua substituição e, adicionalmente, obter o diagnóstico do estado do equipamento e da sua evolução.
No presente estudo, foram determinados os intervalos de tempo correspondentes a um nível requerido de fiabilidade obtendo, consequentemente, intervalos mais adequados para as intervenções de manutenção planeada. A análise a um lubrificante inclui a determinação de vários parâmetros físico-químicos e uma análise aos metais de desgaste. Com este acompanhamento da degradação dos óleos lubrificantes, incrementa-se ainda a segurança do funcionamento dos autocarros, reduzem-se os custos e melhora-se a eficiência energética.
O modelo de acompanhamento da degradação dos óleos dos motores Diesel aplicado a empresas de transportes urbanos de passageiros, alvo do presente estudo, tem o potencial de ser generalizável a qualquer organização que pretenda implementar uma política de manutenção condicionada.
Hugo D. N. Raposo, J. Torres Farinha, Luís A. Ferreira
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