sensores

Sensor para medições de Vibrações Mecânicas – Acelerómetros

O presente artigo tem como principal objetivo salientar a importância do elemento sensor, na cadeia de…

O presente artigo tem como principal objetivo salientar a importância do elemento sensor, na cadeia de medição da análise de vibrações. Sendo esta uma ferramenta indispensável na Manutenção Condicionada, pois através dela é possível adquirir o conhecimento do estado de condição de vários equipamentos, permitindo assim mantê-los no seu desempenho máximo e por sua vez obter uma melhoria significativa na fiabilidade da máquina em análise.

A análise de vibrações

A análise de vibrações mecânicas é um método indispensável na deteção prematura de avarias, através da observação da evolução do nível global de vibrações e de uma análise das respetivas frequências, na análise espectral.

As vibrações originam um processo de deterioração de vários componentes
das máquinas. Essa deterioração caracteriza-se pela modificação da distribuição de energia vibratória.

Algumas vibrações podem ser desejadas, outras podem perturbar o normal funcionamento ou até destruir equipamentos. A análise de vibrações é um dos indicadores mais precisos do estado de funcionamento da máquina, permitindo identificar a fonte perturbadora.

Estas técnicas provaram ser extremamente fiáveis e bastante precisas na deteção de avarias. No entanto, por vezes não têm tanta aplicação como seria de esperar, devido ao elevado custo de investimento inicial e por necessitar de pessoal especializado na área.

Cláudia Sequeira
Eng.ª Mecânica

Para ler o artigo “Sensor para medições de Vibrações Mecânicas – Acelerómetros” de forma completa faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº116. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados