ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental de Abel Pinto

Lidel – Edições Técnicas
Tel.: +351 213 511 448
lidel@lidel.pt · www.lidel.pt

A Lidel lançou a obra “ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental” de Abel Pinto, doutorado em Engenharia Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, formador, auditor e consultor de qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho em várias empresas e instituições. Esta obra dirige-se a empresários e gestores, profissionais da área do ambiente, e estudantes de engenharia, ambiente, gestão de recursos humanos, gestão, engenharia, marketing e economia. Inclui uma listagem de diplomas legais na área do ambiente, glossários de termos relacionados com o ambiente e de termos correspondentes entre o português europeu e o português do Brasil.

A Norma ISO 14001 foi desenvolvida para ajudar as organizações a uma mais aprofundada integração do seu sistema de gestão ambiental com os restantes processos de negócio e de apoio. E deve ser encarada como uma oportunidade de otimização da gestão e de melhoria do desempenho ambiental. A recente publicação da nova Norma ISO 14001:2015 compele as organizações, mesmo as já que têm o seu sistema de gestão ambiental devidamente certificado, a perspetivar novas e importantes mudanças para responder às alterações introduzidas.

Este guia prático pretende ajudar as organizações, as que estão a iniciar a implementação do seu sistema de gestão ambiental e também as que necessitam de responder a um conjunto de desafios que, num curto prazo, têm de enfrentar e vencer – a alteração de alguns procedimentos e formas de evidenciar a conformidade e o empenho – e que abrangem toda a pirâmide hierárquica, a começar na gestão de topo, de forma a cumprir os novos requisitos da versão de 2015. Este livro aposta no cariz prático, e na clareza e simplicidade da exposição, estando redigido numa linguagem simples e acessível a todos. Contém abundantes exemplos e dicas facilmente adaptáveis à realidade das organizações, independentemente do seu setor, dimensão ou complexidade dos processos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta