Aplicação de indicador de disponibilidade de compressores do sistema de refrigeração de uma fábrica de hemoderivados

Davi Fernandes de Sousa Neto, Engenharia Mecânica, Universidade de Pernambuco, UPE, davifernandesdesousaneto@gmail.com
Rogério Pontes de Araújo, Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, rogeriopontes@poli.br
Lázara Silveira Castrillo, Engenharia de Energia Nuclear, Instituto Superior em Ciências Energéticas y Nucleares, lazaracastrillo@hotmail.com
Francisco José Alves Lima, Engenharia Mecânica, Universidade de Pernambuco, UPE, chicolima@gmail.com

Na fábrica de hemoderivados localizada em Pernambuco, no Brasil, é realizado o armazenamento de plasma, matéria-prima que necessita de ser mantida em temperaturas específicas, mas foi detetada uma baixa disponibilidade do sistema de refrigeração decorrente da falha dos compressores do sistema, que deve ser mantida a 100%. Para aumentar a eficiência do sistema foi desenvolvido um Indicador de Disponiblidade dos Compressores, para servir de parâmetro para a realização do planeamento das manutenções preventivas que devem ser realizadas nos compressores a cada 10 000 horas. Com a implementação do Indicador, não só houve o planeamento da manutenção e aumento da disponibilidade do sistema de refrigeração da fábrica, como a mudança da cultura de manutenção da fábrica, focada após a aplicação deste trabalho da proatividade e confiabilidade.

Carregue no botão abaixo e veja o artigo Aplicação de indicador de disponibilidade de compressores do sistema de refrigeração de uma fábrica de hemoderivados da revista Manutenção nº142/143.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta