2.º Encontro Nacional de Jovens do CENFIM a 24 de maio

CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
Tel.: +351 218 610 153 · Fax: +351 218 684 979
dgp@cenfim.pt · www.cenfim.pt

2.º Encontro Nacional de Jovens do CENFIM irá decorrer a 24 de maio no CNEMA em Santarém é o culminar do 5.º CENFIM Skills e 3.º CENFIM Skills da Lusofonia que vão decorrer de 21 a 23 de maio de 2019.

Com este encontro pretende-se relevar o papel do Sistema de Aprendizagem como importante vetor na Qualificação dos Recursos Humanos do setor metalúrgico e eletromecânico, a competitividade que distingue todos os formandos do CENFIM, patente nos Campeonatos das Profissões – 5.º CENFIM Skills e também o espírito de cooperação de que estão imbuídos através do 3.º CENFIM Skills da Lusofonia.

O 5.º CENFIM Skills e 3.º CENFIM Skills da Lusofonia decorreram de 21 a 23 de maio de 2019 e derivam do crescente interesse dos formandos em participar no Campeonato Nacional das Profissões – World Skills Portugal, que se realiza de 2 em 2 anos. Nesta edição – além dos países parceiros habituais desde 2015, Angola e Moçambique – têm um novo parceiro: Cabo Verde. As profissões a concurso, para as quais contamos com a participação de mais de 100 concorrentes e cerca de 80 jurados de 12 dos nossos 13 Núcleos de Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines, Torres Vedras e Trofa serão: Desenho Industrial CAD, Fresagem CNC, Eletromecânica Industrial, Mecatrónica Industrial, Polimecânica, Refrigeração e Climatização (que decorre no Núcleo do Porto), Serralharia Civil, Soldadura e Torneamento CNC (novidade). Em demonstração haverá também uma nova área: Industrial Mechanic Millwright.

Será ainda de relevar que o 5.º CENFIM Skills é o arranque de preparação dos jovens deste setor com o foco no Campeonato Mundial das Profissões que se realiza em Shangai 2021, e nos quais Portugal tem vindo a progredir positivamente na tabela global, pelo que para elas e eles, os concorrentes, uma palavra de incentivo para agarrarem esta oportunidade única, uma vez que o CENFIM é o único Centro de Formação que promove um campeonato interno.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta