Weidmüller leva inteligência à produção

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871
weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

Embora ainda faltem 10 semanas para que a maior feira industrial do mundo, Hannover Messe, abra as suas portas, os visitantes já puderam receber uma amostra prévia das mais importantes tendências da 72.ª edição da feira. Sob o lema “Indústria Integrada – Inteligência Industrial”, em Hannover, a especialista em engenharia elétrica Weidmüller de Detmold, apresentou um demonstrador para um conetor de ligação inteligente, que permite a transmissão, medição e análise de energia. “Os conetores de ligação são a interface entre máquinas, controladores e sistemas de processamento de dados, e por isso formam a base para a funcionalidade, o fácil manuseamento e a fiabilidade da tecnologia de automação”, explicou Carsten Nagel, assessor de imprensa da Weidmüller. “Com o conetor de ligação inteligente adotamos o lema da feira e trazemos a inteligência para a produção.”

O demonstrador apresenta as vantagens práticas da transmissão sem contacto de dados de medição e produção. Isso inclui, entre outras coisas, a medição da condutividade através de um conetor de ligação para que os outros componentes possam ser eliminados. O Smart Connector garante que os componentes eletrónicos, sensores e atuadores, bem como as interfaces de comunicação possam ser combinados nos espaços mais pequenos. Além disso, a monitorização integrada fornece uma visão geral do nível de funcionalidade atual. Defeitos e falhas podem, por isso, ser significativamente reduzidos. E tudo isto otimiza o processo em muitos níveis, economiza custos e acelera a produção. “Integrar o sensor e as funções de diagnóstico abre novos campos de aplicação na indústria e torna os sensores adicionais parcialmente supérfluos”, explicou Marc Neu, Product Developer do Weidmüller Smart Connectivity Competence Center. “Com um conetor de ligação inteligente é possível detetar comportamentos ou danos indesejáveis no início, e realizar a manutenção preditiva. Isso significa que há um tempo de inatividade reduzida e uma maior eficiência. O conetor de ligação também permite uma transição perfeita do mundo real para o mundo virtual – sem desvios.”

O principal foco da Hannover Messe de 2019 está novamente nos produtos e soluções para a Indústria 4.0 e, por isso, para a digitalização. Estrategicamente a Weidmüller está posicionada como fornecedora e utilizadora nessas áreas. Inteligência Industrial é o tema geral da feira e deve avançar de um conceito para a realidade industrial nos próximos anos. “A inteligência artificial e a aprendizagem automática vão, gradualmente, entrar na produção. Em Hannover também apresentam outras inovações no campo da Aprendizagem Automática”, explicou Nagel.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta