NORD Drivesystems PTP: NORDAC BASE – variador de frequência robusto para engenharia de processos

NORD Drivesystems PTP, Lda.
Tel.: +351 234 727 090 · Fax: +351 234 727 099
info@pt.nord.com · www.nord.com

Com o NORDAC BASE – SK 180E, a NORD Drivesystems oferece um variador de frequência descentralizado e em conformidade com a Norma ATEX, particularmente económico em termos de funcionamento como também apresenta a classe de proteção IP 69K. Isto garante a estanqueidade integral das carcaças mesmo para aplicações de processamento que exigem uma limpeza frequente a alta pressão. Muitas aplicações não utilizam integralmente a ampla variedade de funções dos modernos variadores de frequência. Para colmatar a lacuna que se verifica entre simples motores de arranque e variadores de frequência com todas as funcionalidades, a NORD Drivesystems desenvolveu o NORDAC BASE – SK 180E, um variador de frequência compacto com funções essenciais para tecnologia de bombas e transportadores (controlo de PI/velocidade, poupança de energia, entre outros) e resulta em poupanças significativas na aquisição e desempenho.

O NORDAC BASE suporta potências até 2,2 kW e pode ser montado de forma descentralizada, fora do quadro de distribuição (possibilidade de montagem numa parede ou no motor). O variador de design robusto permite uma colocação em funcionamento através de uma operação simples, é flexível nos acessórios e funções e tem um grande número de interfaces de comunicação que faz com que seja compatível com todos os sistemas bus comuns. O controlador de acionamento oferece um controlo de alta precisão. A classe IP 69K oferece o máximo de proteção contra penetração de poeiras (antipoeira) e jatos de limpeza com água e vapor a alta pressão.

O SK 180E foi desenvolvido para controlar motores síncronos e assíncronos. É possível conseguir um funcionamento eficiente em termos energéticos graças à sua função de poupança de energia para um funcionamento com carga parcial: a potência do motor pode ser adaptada automaticamente em função da carga. Tal como todos os variadores da NORD, o NORDAC BASE possui um PLC integrado. A eletrónica de acionamento inteligente reduz a carga na unidade de controlo do sistema de nível superior e permite a configuração modular de fábricas. Os dados de aplicação podem ser avaliados em tempo real pelo PLC descentralizado, por exemplo para a otimização de instalações de diagnóstico. O SK 180E pode ser modificado para um funcionamento em ambientes explosivos. Dependendo da área de aplicação (poeira condutora ou não condutora), as modificações também incluem a substituição de tampas de diagnóstico transparentes por uma versão de alumínio e vidro. Isto permite o funcionamento do variador de frequência diretamente em ambientes perigosos (ATEX 22-3D). Robusto, flexível e fiável – o NORDAC BASE da NORD DRIVESYSTEMS é uma variante económica e descentralizada para aplicações de acionamento simples. O SK 180E é utilizado em transportadores e bombas, mas também no setor alimentar e das bebidas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta