ABB recebe encomenda para fornecimento de energia limpa na Ásia Central

ABB, S.A.
Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 247
comunicacao-corporativa@pt.abb.com · www.abb.pt

A ABB irá fornecer conversores HVDC, corrente contínua de alta tensão, no Tajiquistão e no Paquistão, como parte do projeto apoiado pelo Banco Mundial, no valor de 330 mil dólares, que será executado pelo consórcio Spanish Engineering, Procurement, Construction (EPC) Cobra, que será responsável pela construção e instalação. Os conversores HVDC da ABB farão parte do projeto CASA-1000, que permitirá o transporte eficiente de energias renováveis a uma distância de 800 km, desde a República do Quirguizistão e do Tajiquistão para as zonas de elevado consumo no Paquistão. A ligação CASA-1000 terá a capacidade de distribuir 1300 megawatts (MW) de energia a 500 quilovolts (kV).

O projeto Casa-1000 apoia uma iniciativa governamental do Paquistão para abordar a crescente procura de eletricidade e permitirá também à República do Quirguizistão e ao Tajiquistão utilizar melhor os seus recursos hidroenergéticos. O Casa-1000 irá facilitar a comercialização de eletricidade entre os países da Ásia Central e do sul da Ásia, colocando em vigor os acordos comerciais e institucionais e as infraestruturas de transporte necessárias. Os países participantes no projeto são o Afeganistão, a República do Quirguizistão, o Paquistão e o Tajiquistão. “A avançada solução HVDC da ABB trará a muito necessária energia limpa aos consumidores e permitirá a partilha de recursos através da interconexão”, disse Claudio Facchin, Presidente da Divisão Power Grids da ABB. “Este projeto é outro exemplo do nosso compromisso de integrar as energias renováveis e reforçar a posição da ABB como parceiro de escolha para permitir uma rede mais forte, inteligente e ecológica.”

A ABB é pioneira na tecnologia HVDC há mais de 60 anos e foi distinguida com mais de 120 projetos HVDC, representando uma capacidade total instalada de mais de 130 000 MW, contabilizando cerca de metade da base global instalada.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta