Manutenção ligada em rede na Schaeffler: maior segurança e eficiência na produção

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

A Schaeffler opera mais de 20 000 máquinas de produção, sobretudo para o fabrico de rolamentos em todo o mundo. Para que a produção se desenrole sem problemas, é imprescindível que tanto os equipamentos principais como os secundários funcionem com fiabilidade. A Schaeffler aposta nas soluções de manutenção ligadas em rede da própria empresa para garantir a máxima disponibilidade e minimizar os custos de manutenção. Na fábrica de Herzogenaurach, por exemplo, foi implementada uma solução de manutenção baseada nas condições e parcialmente automatizada. Os sistemas SmartCheck monitorizam todos os equipamentos críticos. A unidade de controlo central utiliza os dados compilados como base para a manutenção preditiva.

Waldemar Weiß, responsável de manutenção em Herzogenaurach ditou que “no passado substituíamos preventivamente determinadas peças em algumas máquinas, antes que as mesmas tivessem atingido realmente o limite de desgaste. Para isso baseávamo-nos exclusivamente em valores empíricos. Talvez tivesse sido possível continuar a utilizar a peça. Agora, graças aos sistemas eletrónicos de condition monitoring dispomos de dados muito mais precisos. Além disso contamos com uma base que nos permite aumentar a fiabilidade da produção e poupar muito dinheiro em peças de reposição”. Na fábrica de Herzogenaurach são monitorizadas uma grande variedade de equipamentos principais e secundários ao longo de todo o processo de produção: desde o fornecimento de líquido refrigerante para as máquinas de mecanização, passando pela conformação e pelo tratamento térmico, até à montagem final e à entrega. Utilizam os dispositivos SmartCheck para medir vibrações, temperaturas, velocidades e cargas diretamente nos equipamentos chave, como bombas, motores, ventiladores ou redutores.

Os dados compilados visualizam-se numa unidade de controlo central e servem como base para adotar decisões seguras sobre a manutenção. Na fábrica de Herzogenaurach, as tarefas standard de manutenção como a substituição dos cartuchos de massa lubrificante já estão totalmente automatizadas. Obviamente que este sistema também será implementado em outras fábricas. Além disso, as soluções de Condition Monitoring com o SmartCheck oferecem uma grande flexibilidade, já que se podem ampliar, desde as máquinas individuais até aos equipamentos altamente complexos, sem necessidade de mudar de tecnologia. As soluções de manutenção em rede da Schaeffler demonstraram a sua eficácia ao evitar paragens imprevistas ou tarefas de manutenção não programadas, inclusivamente nos equipamentos mais complexos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta