FAG SmartCheck da Schaeffler apresentado em Hannover

Na Feira de Hannover 2017, a Schaeffler irá apresentar o dispositivo FAG SmartCheck, compatível com o ambiente cloud da Schaeffler, que pela primeira vez permite uma entrada simples e flexível na digitalização de máquinas e equipamentos baseada na monitorização das vibrações. Esta última versão do FAG SmartCheck utiliza uma interface MQTT para fornecer uma ligação direta à nuvem da Schaeffler ou a qualquer outra plataforma baseada na tecnologia IBM. Também é possível a comunicação com outras tecnologias do ambiente cloud através de uma porta de acesso da Schaeffler ou de soluções de portas de acesso alternativas, utilizando uma interface OPC/UA.

É muito fácil realizar a ligação entre o SmartCheck e a nuvem da Schaeffler, através de um telemóvel inteligente, por exemplo, basta digitalizar o código QR do produto ou utilizar uma aplicação gratuita. Deste modo, os clientes terão acesso direto a diversos serviços da Schaefller, como por exemplo o diagnóstico automático dos rolamentos com base nos dados de vibração dos rolamentos, dos veios e de outros componentes rotativos recolhidos pelo FAG SmartCheck. Dependendo do tipo de contrato escolhido, o cliente terá acesso aos dados do estado da máquina, a uma recomendação semiautomática de atuação ou, no caso de máquinas complexas, a uma ligação para o Centro de Serviço da Schaeffler, que fornecerá recomendações de atuação específicas e individuais.

Na próxima fase, o SmartCheck também poderá ser utilizado para registar a velocidade e o binário, bem como para classificar os dados de carga. No ambiente cloud é utilizada a ferramenta de cálculo para rolamentos Bearinx para comparar os dados reais de carga com os dados básicos de carga utilizados durante a fase de projeto e, com base no resultado, é calculado o tempo de vida útil remanescente do rolamento. Estas aplicações estarão disponíveis para todos os produtos baseados na tecnologia SmartCheck, incluindo as aplicações de tecnologia ferroviária apresentadas pela Schaeffler na Feira InnoTrans 2016.

O rolamento é o componente ideal para obter informações uma vez que está situado no centro do fluxo de forças da aplicação e, portanto, exposto a todas as cargas. Em combinação com os conhecimentos sobre rolamentos em aplicações específicas, disponíveis através da nuvem, estas informações podem ser utilizadas para controlar o processo de forma direcionada para alcançar o nível máximo de utilização das capacidades e otimizar a qualidade do produto. O pré-requisito para isso é a existência de uma infraestrutura integral e padronizada do sensor à nuvem, a qual é agora disponibilizada pela Schaeffler através do Smart Ecosystem 4.0.

www.schaeffler.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta