SEW-EURODRIVE apresenta ECDriveS®: acionamentos para transportadores de rolos

A ECDriveS® é a mais recente solução para transportadores de rolos de cargas ligeiras. A SEW-EURODRIVE disponibiliza aos seus parceiros uma solução simples para a realização de um sistema integrado, constituído por mecânica e eletrónica de controlo. O sistema foi otimizado para a movimentação de materiais leves e contempla soluções anti-colisão, assim como a possibilidade de posicionamento.

O ECDriveS®, acrónimo para o sistema de acionamento elétrico com controlo comutado, é dotado de um motorredutor de Corrente Contínua sem escovas que garante uma solução simples, eficiente e de baixo custo para transportadores de rolos. O motorredutor e a eletrónica de controlo estão separados, garantindo o desacoplamento térmico do sistema. Esta caraterística resulta num aumento de potência até 25% e até 60% de aumento na capacidade de sobrecarga, algo que não se encontra disponível nas outras soluções disponíveis no mercado. Na fase de elaboração do projeto, a filosofia modular deste acionamento permite poupanças até 50%. Possui um encoder incremental, o que torna a aquisição de sensores adicionais desnecessária em aplicações como cantos de transferência e mesas rotativas. Este é um benefício que reduz os custos de instalação em cerca de 30%.

A nova tecnologia ECDriveS® tem 40 W de potência disponível com uma capacidade de sobrecarga superior a 250%. Este sistema combina a robustez dos redutores planetários com a eficiência de um motor de ímanes permanentes (BLDC). A proteção do motor é feita através de um termístor, o que significa que o utilizador pode conhecer, a qualquer momento, a temperatura do motor. A chapa de caraterísticas eletrónica permite que os acionamentos sejam comissionados automaticamente – não existe outro sistema que seja tão fácil e rápido neste processo. O motor pode ser controlado via PROFINET IO, Ethernet IP, Modbus TCP, EtherCAT® ou por controlo binário. Os módulos I/O podem ser utilizados para expandir o sistema de acionamentos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta