Desenvolvimento de sistemas de acionamento elétricos em tempos de Indústria 4.0. SKF e Romax Technology recebem a primeira conferência eDSIM

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt

A abrangente digitalização dos processos de produção tem vindo a progredir tão rapidamente quanto a crescente eletrificação de motores em carros de passageiros e veículos comerciais. Para explorar o potencial de um software poderoso para o desenvolvimento de sistemas de acionamento elétricos altamente eficientes, a SKF e a Romax Technology vão receber a 1.ª conferência Electric Driveline Simulation (eDSIM).

Durante décadas, a SKF e a Romax Technology têm vindo a desenvolver e implementar poderosos softwares para o desenvolvimento de produtos e projetos de inovação específicos ao cliente. Tanto a SKF quanto a Romax fornecem aos seus clientes sofisticados programas de simulação que reproduzem o sistema de acionamento – muito para além dos seus componentes individuais – como um sistema completo, levando em consideração todas as interações. A SKF e a Romax sabem há muito tempo que o projeto suportado por simulação é essencial para fornecer sistemas de engenharia que sejam adequados à sua finalidade e económicos. Estes valores partilhados, de inovação, análise das necessidades do mercado e visão sobre otimização de processos e transmissão elétrica estabelecem as bases para o “eDSIM”.

A conferência “eDSIM” é uma plataforma na qual partes interessadas, como fornecedores de software, OEMs, fornecedores de componentes e universidades envolvidas no tema, podem trocar informações sobre a análise numérica de sistemas motriz elétricos. O objetivo da troca interdisciplinar é responder aos desafios atuais no desenvolvimento de sistemas de acionamento práticos e económicos, tanto eficientes quanto “integrados”. Estes desafios incluem, por exemplo, diversos parâmetros de várias áreas da física: estrutural, dinâmica, térmica, mecânica dos fluidos, aspetos tribológicos e eletromagnéticos precisam, igualmente, de ser considerados. Estes fatores influenciam o desempenho geral do sistema devido às suas interações. Para permitir que um sistema de acionamento elétrico “supere” a liderança de desenvolvimento, mais que centenária, dos acionamentos baseados em combustão, as novas ferramentas de CAE devem otimizar a coordenação de todas essas variáveis. Afinal, o objetivo final é projetar uma solução aplicável, na qualidade desejada, dentro de um período de tempo adequado, que se mostre tão eficiente em termos energéticos quanto possível na prática.

Além da importância para o software de simulação, os dados também desempenham um papel cada vez mais importante na “produção da Indústria 4.0”. À medida que a digitalização avança, os dados de projeto são cada vez mais incorporados nos processos de fabrico automatizados como ponto de partida para a gestão do ciclo de vida do produto. A conferência eDSIM pretende também discutir como os processos de desenvolvimento – especialmente entre parceiros, clientes e fornecedores – podem ser projetados para maximizar a produtividade, reduzir o tempo de desenvolvimento, aumentar o valor acrescentado e impulsionar as inovações tecnológicas. A conferência eDSIM da Romax e da SKF realizar-se-á nos dias 25 e 26 de setembro no Hotel Maritim em Darmstadt, na Alemanha.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta