Instalações logísticas procuram proximidade com os centros urbanos

Segundo um estudo da Worx, no Wmarket 018 aumentou a procura de espaços logísticos nas proximidades dos principais centros urbanos devido à crescente adesão ao e-commerce, e com ela a necessidade de urgência na entrega de produtos aos clientes, procurando encurtar os prazos de entrega.

O método de entregas online tem-se refletido na economia do país, tendo aumentado as exportações, levando Portugal a aumentar a quota de mercado nas exportações de bens e serviços. Segundo o estudo, no 1.º semestre houve um aumento do consumo e comércio eletrónico, e destacaram-se a compra da plataforma logística do Grupo Dia, o arrendamento de dois armazéns de 4000 m2 (do Grupo de Distribuição Alimentar Coviran em Vila do Conde, e no Loures Business Park, pela LQS).

Segundo o estudo, a procura pela proximidade dos centros aumentou para aumentar a proximidade ao cliente, diminuir os tempos de entrega e otimizar os processos, e este método tem gerado este crescimento do setor, e também a sua competitividade nos operadores, distribuidores ou marcas. O departamento de pesquisa da Worx considera que o aumento da procura de instalações nestes locais poderá levar a um aumento dos valores das rendas, e embora existam muitas subidas, o setor do retalho estagnou nos 25,8 mil milhões, enquanto a indústria e logística tiveram uma queda de 16%.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta