INFAIMON: Ensenso X – câmara 3D ultra flexível para distâncias de trabalho até 5 metros com o exclusivo sistema FlexView2

INFAIMON Unipessoal, Lda. 
Tel.: +351 234 312 034 · Fax: +351 234 312 035
infaimon.pt@infaimon.com · www.infaimon.com

A visão 3D nunca foi tão fácil de usar, precisa e flexível, e nesse seguimento a INFAIMON apresentou o novo Ensenso X, uma série de câmaras 3D ultra flexíveis com um sistema de projeção de padrões LED de alta potência (100 W) e visão estéreo para reconstruir objetos em 3D. O suporte das câmaras é flexível e permite modificar a distância de trabalho e também o ângulo de visão, fazendo com que o sistema se adapte facilmente a diversas situações. Esta flexibilidade facilita a instalação a distâncias até 5 metros, ideal para objetos de grande volume como paletes, ou inclusive, salas inteiras. Com os novos modelos de 5 MPixels apresentados em 2018 é possível obter as imagens 3D de maior resolução, ideais para aquelas situações em que seja necessária a deteção de pequenos elementos. Além disso é possível adquirir o mesmo com um elevado grau de proteção contra o pó e os líquidos, o que lhe permite chegar a um nível IP67.

A tecnologia FlexView aumenta o nível de detalhes do mapa de disparidade em cenas estáticas. A posição da máscara de padrões pode mover-se através da utilização de um atuador piezoelétrico e o resultado é uma variação da textura na superfície do objeto. O Ensenso X faz múltiplas capturas com a textura em diferentes posições. Este processo permite criar uma imagem com maior quantidade de pontos, aumentando assim a resolução. O algoritmo de matching calcula o mapa de disparidade usando as diferentes capturas.

A tecnologia FlexView2 usada no Ensenso X foi melhorada em comparação com a sua versão anterior. A precisão no eixo Z foi melhorada em 4 vezes e permite a sua utilização em superfícies escuras ou refletivas. Outra vantagem do Ensenso X é um sistema automático de ajuda de focagem e calibração da câmara 3D. As aplicações do Ensenso X são diversas, as principais são reconhecimento, classificação e localização 3D; reconstrução 3D de objetos; automatização em fábricas; captura de objetos até 8 m3; aplicações robóticas; picking; automatização logística (despaletização) e sistema de armazenamento automatizado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta