“Dia do Porto de Leixões” abre as portas à comunidade

O “Dia do Porto de Leixões” realiza-se sábado, 15 de setembro, a 10.ª edição desta iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, das 10 às 19 horas. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estima receber mais de 25 mil visitantes.

Entre as diferentes atividades que vão decorrer no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, destacam-se a estreia da Orquestra Jazz de Matosinhos às 18 horas, e a possibilidade de realização de visitas ao Navio Escola Sagres que, durante todo o dia estará atracado em Matosinhos. O Consultório dos Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho; os insufláveis para os mais novos; o showcooking da primeira Masterchef Júnior em Portugal, a Maria Manuel; o Meet & Greet com o Youtuber SirKazzio; e a atuação do grupo de dança Just Breathe são outras das surpresas que o “Dia do Porto de Leixões” tem preparadas para todos os visitantes.

Além das visitas guiadas ao terminal e a diferentes embarcações, vai realizar-se mais uma regata, estando disponível uma lancha no cais do Terminal de Cruzeiros para levar os visitantes a acompanharem de perto a prova. Em simultâneo com as provas de vela haverá também um workshop de nós náuticos. Todos os visitantes poderão, ainda, conhecer a mostra da Coleção de Serralves ‘A Conspiração das Formas’ e a exposição de fotografia ‘Focando o Porto Leixões’.

Também o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), cujas instalações se localizam no interior do Terminal de Cruzeiros, estará de portas abertas, com a iniciativa “Há Ciência no Terminal: CIIMAR – Investigação e sustentabilidade do Oceano” e os visitantes poderão visitar as instalações científicas e interagir com os investigadores através de atividades demonstrativas dos diversos projetos e áreas de investigação em curso. As atividades vão concentrar-se no emblemático Terminal e no molhe sul, havendo autocarros turísticos para levar os visitantes a conhecerem a área portuária e o dia-a-dia daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica.

A 10.ª edição do ‘Dia do Porto de Leixões’ termina às 20 horas com um sunset no terraço daquele que é considerado um dos ex-libris da paisagem atlântica do norte de Portugal, o Terminal de Cruzeiros de Leixões. A APDL comemora o ‘Dia do Porto de Leixões’ desde 2009, realizando-o anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta