EMEF opta por rolamentos SKF, de baixa manutenção

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt

A EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A, optou pelas unidades de rolamentos de rolos cónicos (TBUs) de baixa manutenção da SKF, pré-lubrificados e vedados, para substituir os rolamentos de rolos cónicos (TRBs) existente nas carruagens de passageiros Corail da CP, equipadas com bogies do tipo Y32. Esta substituição requer apenas uma simples modificação no interior da caixa de eixo e na tampa traseira, que pode ser realizada pela EMEF. A solução da SKF foi escolhida devido ao seu menor custo de ciclo de vida e vantagens de manutenção favoráveis, o que inclui uma extensão do intervalo de manutenção dos atuais 500 000 km para 800 000 km (ou 8 anos, o que ocorrer primeiro). Além disso, a nova solução com TBUs é muito mais simples de montar e desmontar em comparação com o arranjo existente, que utiliza duas unidades TRB individuais separadas por anéis espaçadores, de diferentes fabricantes de rolamentos.

Cerca de 16 TBUs instalados em bogies Y32 foram testados pela EMEF desde 2012. Ao percorrer uma distância de 500 000 km, oito desses rolamentos foram removidos para inspeção em 2015, e sua condição foi considerada “muito boa”. Como resultado deste teste, a EMEF decidiu substituir todos os 632 TBRs atualmente em serviço, em 79 carruagens Corail, com a nova solução, sendo que o processo deve ser concluído até 2019.

A SKF é um fornecedor global para a indústria ferroviária, concentrando-se na prestação de serviços tanto no mercado de transporte como de passageiros. A empresa fornece aos OEMs e utilizadores finais uma ampla gama de soluções nas plataformas de tecnologia da SKF, abrangendo rolamentos de rodados, chumaceiras, rolamentos do sistema de acionamento, sistemas de lubrificação, soluções de vedação e monitorização de condição. A SKF também oferece serviços pós-venda, como sendo o recondicionamento, serviços de engenharia no local, formação e atualizações de produtos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta