Rolar em vez de deslizar – expansão da gama de calhas articuladas E4.1 da igus

A igus expandiu a sua gama standard de calhas articuladas E4.1, adicionando elos com rolamentos, que permite alterar os sistemas de calha articulada deslizantes para sistemas com rolamentos, facilmente – os elos com rolamentos são totalmente compatíveis com todo o sistema de calhas articuladas E4.1. Por exemplo, as calhas articuladas utilizadas para robots lineares na indústria de máquinas-ferramenta podem ser facilmente modificadas, para suportarem maiores velocidades e, ao mesmo tempo, reduzir a potência de acionamento necessária até 57%.

Para cursos entre 10 e 50 metros são normalmente utilizadas as calhas articuladas deslizantes mas os requisitos a estes sistemas são cada vez mais exigentes – a sua dinâmica, assim como a carga que devem deslocar, estão constantemente a aumentar, até mesmo em sistemas já existentes. Por exemplo, caso o número de ciclos das máquinas for aumentado e as calhas articuladas, consequentemente se deslocarem de forma mais rápida, os sistemas deslizantes podem atingir os seus limites físicos. Por isso, a igus expandiu a sua gama standard de calhas porta-cabos articuladas E4.1, adicionando os elos com rolamentos. A principal contribuição provém dos novos rolamentos embutidos que emitem menos vibrações e ruído quando se deslocam uns sobre os outros, graças a uma combinação de novas geometrias e materiais. Após muitos testes, os engenheiros da igus descobriram a solução mais indicada que pode ser implementada em muitas aplicações de forma fiável e segura com velocidades de 6 m/s. Para reduzir ainda mais o ruído durante o movimento, os elos com rolamentos possuem pequenas rampas na parte da frente e atrás dos rolamentos, o que evita grandes impactos quando a parte superior das calhas articuladas se desloca sobre a parte inferior. Os rolamentos não são componentes adicionais que possam ser removidos, estando integrados de forma segura nos elos para economizar espaço na calha.

Os novos elos com rolamentos da abrangente gama de calha articuladas E4.1 permitem que os utilizadores substituam as suas calhas porta-cabos articuladas deslizantes por calhas articuladas com rolamentos, para reduzir a potência de acionamento das suas máquinas. E é possível continuar a utilizar as mesmas guias, os mesmos separadores interiores e os mesmos terminais de fixação. No seu sistema modular está disponível uma vasta gama de diferentes tamanhos e modelos. Não são necessários elos adaptadores. Os elos com rolamentos são instalados no lado esquerdo e direito da calha, o que facilita a montagem.

Os contornos interiores de todos os elos da série E4.1 são suaves, as travessas e tampas são ligeiramente arredondadas e, como consequência, os cabos sofrem menos desgaste durante o funcionamento. Ao mesmo tempo, as calhas E4.1 da igus são muito robustas, obedecendo a requisitos exigentes e destinando-se a cargas muito elevadas. Assim podem ser utilizadas em muitas aplicações e indústrias diferentes, desde máquinas-ferramenta até gruas de contentores. Com os produtos isense que permitem garantir maior fiabilidade através da previsão e do planeamento, podem ser evitadas paragens imprevistas das máquinas.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta