M&M Engenharia Industrial: macros para a domótica

Macro de ar condicionado exterior: a macro de um sistema de ar condicionado exterior inclui, por exemplo, um purificador, um aquecedor e um simples sistema de controlo da temperatura e da humidade.

Mais benefícios para o utilizador em termos de controlo climático, de aquecimento e de ventilação.

Para um projeto, os dados globais são como o óleo para um motor. Com estes dados, os processos funcionam de forma mais harmoniosa – e simplesmente melhor. Os utilizadores poupam imenso tempo quando podem utilizar macros completas e não as têm que criar do zero. A partir da versão 2.8, o fornecedor de soluções EPLAN oferece um conjunto de macros agrupadas para o setor da domótica. Estes dados gratuitos aumentam as vantagens para os utilizadores e complementam o enorme conjunto de dados de dispositivos no EPLAN Data Portal. As partes interessadas puderam ver estes conjuntos em primeira mão na feira Light & Building em Frankfurt.

A Plataforma EPLAN, Versão 2.8, que será lançada em setembro de 2018, chamará a atenção dos utilizadores nas áreas de controlo climático, de aquecimento e de ventilação. Pela primeira vez, a EPLAN vai oferecer um projeto de macros com diagramas de sistemas para domótica, o que permitirá simplificar consideravelmente os processos de trabalho necessários para desenhar esse tipo de sistemas. As macros são compostas por esquemas ou diagramas de tubagens e instrumentação completos e podem ser utilizadas para uma ampla variedade de aplicações.

Cumprimento das normas atuais

Estas chamadas macros de janela são fornecidas gratuitamente num formato EPLAN – a EPLAN disponibilizará brevemente um website com especificações. As macros de página, que incluem ciclos de lógica PCT entre outras coisas, respeitam ambas as normas válidas atuais – DIN EN ISO 16484-3 e VDI 3813/3814. Os utilizadores do setor da domótica podem, assim, trabalhar de forma consideravelmente mais rápida com estes dados globais adicionais. Estima-se que são conseguidas poupanças de tempo na ordem dos 50 a 70% na criação de esquemas.

Como parte do pré-planeamento, os utilizadores podem iniciar atividades de planeamento na Plataforma EPLAN no que diz respeito aos aspetos técnicos nas primeiras fases dos processos de engenharia. Na fase de pré-planeamento dos projetos são estabelecidos os conceitos para os aspetos técnicos dos sistemas e estimados os números iniciais e as estruturas de quantidade. O objetivo é determinar a solução mais vantajosa do ponto de vista técnico e definir as especificações para o planeamento de detalhes subsequente. A criação de esquemas e o planeamento de detalhes subsequente para os sistemas podem ser efetuados mais tarde com base no pré-planeamento.

Conjunto sistematicamente expandido

Com o projeto de macros para a Plataforma EPLAN, Versão 2.8, com o lançamento previsto para setembro de 2018, o fornecedor de soluções EPLAN está a dar o primeiro passo na direção de mais dados globais na área da domótica.

Macro de ar condicionado: outro exemplo de uma macro – esta com controlo de temperatura pré-funcionamento dependente da temperatura exterior.

 

M&M Engenharia Industrial, Lda.
Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338
info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt
www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta