Rittal oferece um novo interface IoT para soluções de controlo de climatização

Uma grande quantidade de informações é gerada quando se trata de operar soluções modernas de controlo climático em armários. Até agora, só foi prático registar horas de execução e a temperatura atual dentro do armário. Mas com dispositivos modernos como as novas unidades de refrigeração e chillers da gama Rittal Blue e+, podem ser medidas e gravadas uma infinidade de valores e outras informações. Isto inclui as temperaturas dentro e fora do armário, as temperaturas do evaporador e do condensador e, quando apropriado, medições de sensores adicionais localizados dentro do armário. Em vez de um medidor de horas de execução simples, os tempos de execução do compressor e ventilador interno e externo são gravados separadamente. Existem também mensagens do sistema, dados para a utilização da capacidade e as informações de parametrização atuais.

Para gerar valor acrescentado a partir do alto volume de dados, a informação deve estar disponível para sistemas superordenados. Para facilitar a comunicação contínua de dados, a Rittal agora oferece a sua nova interface IoT, que transforma as unidades de refrigeração e chillers da gama Blue e+ em dispositivos compatíveis com IoT. A interface IoT pode ser montada num trilho superior ou diretamente na unidade de refrigeração ou chiller. Os protocolos suportados são OPC-UA, Profinet, SNMP, Modbus e CANopen. O número de protocolos suportados torna possível conetar-se a sistemas de monitorização ou gestão de energia superordenados em praticamente todos os casos. Os dados das unidades de refrigeração e chillers estão disponíveis nestes sistemas em todos os momentos. Também é possível definir parâmetros e configurar definições através da interface IoT.

As informações dos dispositivos também podem ser usadas para uma ampla gama de análises. As opções de comunicação disponíveis através das novas interfaces IoT permitem integrar as soluções de controlo de clima em aplicações IoT, preparando o caminho para novas aplicações e soluções de serviços inteligentes. Por exemplo, as opções possibilitam a otimização de manutenção bem como a manutenção de soluções de controlo climático, reduzindo os custos operacionais. Outra aplicação importante é a gestão de dados de energia. Com todos os dados disponíveis em todos os momentos, o nível de eficiência energética aumenta, o que, por sua vez, ajuda a reduzir os custos.

Rittal Portugal
Tel.: +351 256 780 210 · Fax: +351 256 780 219
info@rittal.pt · www.rittal.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta