Revista Manutenção

congresso

Congresso Internacional Hospital 4.0 em setembro

De 6 a 8 de setembro de 2017 irá realizar-se na cidade de Coimbra…

De 6 a 8 de setembro de 2017 irá realizar-se na cidade de Coimbra, o Congresso Internacional Hospital 4.0. As comunicações focarão diversos tópicos como I&D em Engenharia Hospitalar, Gestão de ativos, Gestão de risco, Infeção nosocomial, Certificação, Energia, Sustentabilidade, Engenharia Multidisciplinar. O congresso irá decorrer no Departamento de Engenharia Civil, no Pólo II em Coimbra.

O conceito de Hospital 4.0 é uma extensão do conceito de Indústria 4.0 que significa a quarta revolução industrial que inclui os sistemas ciberfísicos, a Internet das Coisas (IoT) e a computação em nuvem. Através da Internet das Coisas, os sistemas ciberfísicos comunicam e cooperam uns com os outros e com os seres humanos em tempo real, e também através da Internet das Pessoas (IoP). Estes aspetos são, cada vez mais, uma realidade nos hospitais modernos, suportados em tecnologia ao nível do Estado da Arte, o que enfatiza o conceito de Hospital 4.0 quando comparado com o conceito de Indústria 4.0.

Como uma extensão do conceito original pode dizer-se que existem quatro ideias chave no conceito de Hospital 4.0: Interoperabilidade – A capacidade dos equipamentos, dispositivos, sensores e pessoas se ligarem e comunicarem entre si através da IoT ou da IoP; Hospital Virtual – A capacidade dos sistemas de informação para criarem uma imagem virtual de modelos hospitalares reais através de sensores de dados; Manutenção – A capacidade de suportar a disponibilidade dos sistemas e de ajudar as pessoas a mantê-los, incluindo o uso de ferramentas, tais como a Realidade Aumentada e a Holografia; Decisões descentralizadas – Capacidade, através dos sistemas cibernéticos, de executar as tarefas, da forma mais autónoma possível.

https://cemuc.dem.uc.pt/hospital40/index.php

Translate »